RELEITURA DE OBRAS DE ARTES PROJETO ARTE-ME

Introdução: a ideia inicial
Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras dessa obra (CORES E MATRIZ, 2009). Nesse caso, para se fazer uma releitura está relacionado a ter uma compreensão mais apurada da obra..
Importante: Reler uma obra não é apenas reproduzi-la, exercitar a criatividade. Não devemos nos ater a mesma técnica usada pelo artista na obra original. Nesta perspectiva, este projeto trabalha a percepção do aluno para que ele possa utilizar outras (a que mais se identifica, de preferência) formas de expressão artística, seja: o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem, deixando-o livre para que crie algo novo, mantendo um elo com a fonte que serviu de inspiração. 

Desenvolvimento: a metodologia
O objetivo principal é despertar nos alunos o interesse pelas artes e fazer perceber como ela está presente no nosso dia a dia. O mesmo deverá culminar na exposição das obras produzidas pelos alunos. No primeiro momento o professor levará para a sala exemplos de outras releituras já feitas; fará uma aula expositiva acerca do conceito de releitura de obras, definirá como será feita essa releitura (através de fotografia, escultura, colagem) e estimulará cada aluno a produzir a sua (no caso apresentado abaixo, eu escolhi trabalhar a partir da fotografia). Nesse momento é importante deixar o aluno à vontade para escolher a obra, ou imagem que mais o atrai. No segundo momento o aluno apresentará a imagem escolhida, e uma pesquisa feita a respeito da mesma: autor, contexto histórico e cultural da mesma, técnica usada para sua produção, etc. No terceiro momento, haverá a produção dessa releitura. O professor ficará à vontade para decidir se cada aluno/equipe faz em casa ou se as produções acontecerão em sala. É importante perceber que se a produção necessite de um tempo mais demorado, o professor realize em formato de oficinas e registre o processo de criação também.

Conclusão: a socialização do processo

No quarto momento, deve-se organizar a exposição dos trabalhos e dar um momento para que eles possam expressar tanto o motivo da escolha de cada imagem, quanto como se deu o processo de criação da releitura. Dessa forma exercita-se discussão sobre Arte na Escola, bem como a formação de plateia.  


VEJA, ABAIXO OS TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS










Nenhum comentário: